Clareamento

Olá gente! Como foi o São João de vocês? Sempre que chegam datas comemorativas aumenta o interesse pelo clareamento dentário, né?  Todo mundo fica, com razão, querendo o sorriso perfeito pra foto, hehe! Aproveitamos que o São João passou pra falar desse tema que também foi um dos mais pedidos pelas mensagens de vocês, pra você se programar direitinho. Teve um paciente inclusive que ligou pra gente deixando registrado a sugestão pra tratarmos sobre clareamento, então vamo lá!

Hoje vou falar só sobre clareamento em dentes vivos, tá? Clareamento em dente em que já foi realizado tratamento de canal é assunto para um próximo post.

Todo paciente precisa de uma avaliação prévia com o dentista antes de fazer o clareamento dentário – que obviamente só pode ser feito pelo dentista. Cada caso é um caso e precisa ser avaliado individualmente. Basicamente são dois os tipos de clareamento dentário: o clareamento caseiro e o de consultório.

No clareamento caseiro, é feito um molde da boca do paciente, confeccionada uma moldeira individual, que é entregue ao paciente com o gel clareador e todas as instruções de uso. O gel é um ácido e por isso sua utilização requer cuidados,  já que ninguém quer queimar a gengiva, o lábio, o dedo, né? O tempo de utilização por dia do gel depende do produto  – tem produto em que uma hora de uso já é suficiente, e como a moldeirinha é transparente, em nada atrapalha sua rotina – e em média essa repetição é feita durante 30 dias – o tempo do clareamento sempre depende da coloração dos dentes. Mesmo o clareamento sendo denominado caseiro, são necessárias visitas ao dentista para que seja observado se o procedimento está sendo realizado da maneira correta, se tá tudo certinho, sem intercorrências.

No clareamento de consultório, como o próprio nome já diz hehe, o procedimento é feito sob total supervisão do dentista, onde é colocada uma barreira de proteção na gengiva e o gel clareador é aplicado em consultas em média com duração de 45 minutos cada, normalmente sendo necessárias três dessas consultas – mais uma vez repito que o tempo do clareamento sempre depende da coloração dos dentes.

Existe também a técnica mista, que é o clareamento caseiro seguido de uma sessão de consultório. Como dente tem vários tons de cor, – pode ver que pertinho da gengiva é mais escuro que na borda do dente, que seu canino é mais escuro que os demais dentes – ele clareia seguindo essa mesma graduação, o que pode ser corrigido ou minimizado no final, com essa sessão de consultório.

Vou tentar responder a algumas perguntas que me foram feitas por inbox, tá? Quem tiver mais perguntas, é só enviar pra gente!

·         Clareamento estraga os dentes?

Não. O gel clareador não altera em nada a estrutura do dente. Por ser um ácido, durante o clareamento ele pode causar sensibilidade. Um ácido que seja colocado na pele no caso de um peeling, por exemplo, deixa a pele mais sensível durante o tratamento. Quando o tratamento cessa, tudo volta a ser como antes.

 

·         O clareamento é pra sempre?

Não. Tudo que a gente come tem cor. Essa coloração em contato com a superfície do dente vai pigmentando e o clareamento precisa de manutenção de tempos em tempos. Não tem como precisar quanto tempo porque cada organismo reage de uma forma forma, então tem gente em que o clareamento dura mais, tem gente em que dura menos.

 

·         Tenho uma restauração no dente da frente, posso fazer clareamento?

O gel clareador só clareia superfície dentária. Quando você finalizar o tratamento de clareamento, suas restaurações anteriores (o mesmo vale para as próteses, coroas) devem ser reavaliadas e, de acordo com a nova cor dos dentes, será analisada a necessidade ou não de trocá-las.

 

·         Os cremes dentais clareadores funcionam de verdade?

O mecanismo de ação desses cremes não funciona como clareador. Não há substância clareadora na composição dessas pastas e, sim, partículas abrasivas que provocam um desgaste superficial no dente, removendo parte dos pigmentos mais externos, então não podem ser considerados clareadores.

Já falei demais por hoje, né? Mas notem que os padrões estéticos mudam muito e sempre surgem novidades. Vocês já prestaram atenção no sorriso dos atores dessas novelas que costumam reprisar? Quanto mais antigas, maior a diferença. Hoje em dia aqueles padrões não são tão aceitos, fora que o dente clarinho, além de aspecto saudável, sugere jovialidade, aspecto “limpo” mesmo. Sempre consultem seus dentistas e tirem todas as suas dúvidas. Mas a gente tá aqui também pra ajudar. É só deixar sua dúvida ou sugestão para um próximo papo aí nos comentários ou no nosso inbox do face, tá?

Pra marcar uma avaliação de clareamento ou qualquer outro tratamento, você pode agendar pelo nosso whatsapp 988090412, pelo inbox do nosso face, por um de nossos telefones, ou pra facilitar ainda mais, é só clicar nesse link aqui:

Agende sua consulta

Um beijo, bom retorno à rotina!

Dra. Bella

Comentários estão fechados.

× Como posso te ajudar?