Oi, pessoal! Como vocês tão? Tava aqui tentando escolher um tema pra ser o nosso próximo papo, mas confesso que tá difícil, viu? Tem tanta coisa legal que vocês têm me perguntado que dá vontade de falar sobre tudo logo. Mas calma! Um tema de cada vez, né? Vamos falar de dente de leite mole! Hehe.

O tema de hoje é pensando no meu paciente Guilherme e na sua mãe, Simone.

Com quantos anos começa a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes?

É difícil um consenso com relação à idade, porque cada pessoa tem a sua natureza, reage de um jeito. O que podemos dizer é que, se quando era bebê apareceu dente logo, normalmente a troca acontece logo também. As primeiras janelinhas normalmente são as dos centrais inferiores. Quedas, traumas e pancadas também podem antecipar essas trocas. É normal os pais se preocuparem quando a troca começa muito cedo: a responsabilidade em escovar direitinho aumenta, já que ali o que vem é dente permanente.

Quanto mais cedo os dentes permanentes aparecem, menos motricidade formada a criança tem, então a necessidade de estar acompanhada por um adulto na hora da escovação é gigante!

Por volta dos seis anos aparece um dente novo – e já permanente – por trás de todos os de leite. Não cai nenhum avisando a sua chegada, então muitas vezes esse dentinho aparece sem nem os pais nem a criança perceberem.  Precisam lembrar que é mais um dente pra escova alcançar!

Se o dente tá molinho, deixa a criança mexer! Deixa balançar bem muito, só com o cuidado de a mão estar limpa. Não amarra fio-dental, linha nem nada pra arrancar não! Pode machucar a gengiva e não é associar a uma coisa ruim que a gente quer pra esse momento! Seu bebê tá ficando um rapazinho, uma mocinha! Precisa entender como parte do seu desenvolvimento essa janelinha que vai aparecer e a importância de cuidar do dente novo – que é único e deve ser pra vida toda.

O ideal é que essas trocas sejam acompanhadas pelo dentista. Há os casos em que o dentista precisa tirar esse dentinho de leite, mas mesmo os que caem sozinhos precisam de acompanhamento.  Vou tentar esquematizar em uma tabela com a média de faixa etária de quando nascem os dentes de leite e de quando caem também. Vou repetir que isso muda de pessoa pra pessoa, hein? Foca na ordem em que normalmente acontece e nem sempre na idade!

Quando os dentes de leite “nascem”

quando nascem os dentes de leite

Quando os dentes de leite “caem”

Então, Gui, Tia Bella tá bem feliz com suas janelinhas novas. Elas foram só as primeiras! Ainda vamos passar por muitas e quero acompanhar de perto você crescendo e se tornando esse rapazinho cada dia mais lindo e saudável.

Um beijo a todos,

Dra. Bella.

Comentários estão fechados.

× Como posso te ajudar?